PLATAFORMA DE ATERRAGEM DO HELECÓPTERO

A sinalização de heliponto é essencial para garantir a segurança em todas as operações, e a Serquiz Angola de acordo com ANAC, por meio do regulamento Angolano, determina as cores, metragens e itens obrigatórios que devem estar presentes no heliponto, dai que a nossa equipa de profissionais trabalham cumprindo com todos procedimentos. Outro aspecto importante da sinalização de heliponto diz respeito ao número presente na área de pouso.
Esse número indica a capacidade da área de pouso, ou seja, o peso máximo de pouso e decolagem. Dependendo do tipo de estrutura do heliponto, a área de pouso pode ter maior ou menor resistência para suportar aeronaves de diferentes tamanhos.
A sinalização de heliponto é cheia de detalhes que merecem atenção desde a elaboração do projeto. Contar com assessoria da Serquiz Angola, é o primeiro passo para garantir que o heliponto atenda aos requisitos de sinalização e segurança exigidos pelos órgãos.

PLATAFORMA DE ATERRAGEM DO HELECÓPTERO

Os técnicos da Serquiz Angola conhecem os
diferentes tipos de heliponto, devido a finalidade de cada um. Desenhamose pintamos de acordo a letra e a informoção indicadora localizada no centro da área de toque. Helipontos privados, possuem a letra “P”, já os públicos terão a letra “H” no centro.
A letra “M” indica que o heliponto é militar e o sinal de “+” é usado somente em helipontos hospitalares. A letra ficará localizada dentro do triângulo equilátero da área de pouso, cujo vértice está apontado para o norte magnético.
A única exceção são os helipontos hospitalares que, em vez do triângulo possuem uma cruz. Todas as letras possuem um tamanho padrão definido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). A altura da letra deverá ser de 0,90 metros, com espaçamento de 30 cm . Por fim, as cores das letras não são um detalhe na sinalização do heliponto. Recomenda-se que sejam pintadas de branco ou amarelo, de preferência com tons fosforescentes . Os contornos podem ser marcados de preto para garantir maior visibilidade.

MARCAÇÕES NO PAVIMENTO DO HELIPONTO

Fizemos pintura em plataforma de heliponto, nas plataformas petrolíferas, Edifícios e campos abertos. A pintura conta com marcações delimitando a área de pouso e decolagem e área de toque. Em geral, a área de pouso e decolagem é quadrada com 15 m X 15 m. Porém, ela também pode ser retangular (15m X 20m) ou circular (20 metros de diâmetro). A área de toque é aquela situada no centro da área de pouso e pode ser quadrada, triangular ou circular. Caso a área de pouso seja quadrada ou retangular, a área de toque deve ser quadrada. Caso a área de pouso seja circular, a área de toque também deve acompanhar o formato.